Histórico de Government Intelligence

A indústria mundial de tecnologia da informação tem direcionado quase todos os seus esforços apenas para soluções empresariais e comerciais. Prova disso é que nas principais tecnologias existentes existem as palavras “empresarial”, “cliente”, “negócio”, “empresa”:

BI Business Intelligence - Inteligência empresarial
CRM Customer Relationship Manager - Gestão de relacionamentos com o cliente
ERP Enterprise Resource Planning - Sistema integrado de gestão empresarial
BAM Business Activity Monitoring - Monitoramento ativo de negócio
BIA Business Impact Analysis - Análise de impacto de negócio
BPA Business Process Automation - Automação de processos de negócio
BPM Business Process Management - Gerenciamento de processos de negócio
B2B Business to Business - Negócios entre empresas
B2C Business to Customer - Negócios entre empresas e clientes
B2G Business to Government - Negócios entre empresas e governo
BPR Business Process Reengineering - Reengenharia de processos de empresas
BPMS Business Process Management Suite - Sistemas para gestão de processos de negócio
BOM Business Operate Model - Sistemas para modelo de operação de negócio
BCS Business Consolidation - Sistemas para consolidação de negócio
BPS Business Planning an Simulation - Sistemas para planejamento e simulação de negócio
BIC Business Information Collection - Sistemas para coleta de informações de negócio

Nós da edens entendemos que os órgãos de governo ou empresas públicas podem e devem ter acesso ao mesmo nível de qualidade e resultados que as empresas privadas obtêm de seus softwares.

De fato, o Governo mesmo investindo mais em informática que a iniciativa privada, obtém resultados inferiores aos obtidos pelas empresas.

A edens quebra este paradigma e, após profunda e longa análise dessas tecnologias, direciona todo seu conhecimento e experiência de 15 anos para o fornecimento e implementação de soluções governamentais.

Princípios básicos de Government Intelligence

Desburocratização

  • Busca constante do aprimoramento de processos decisório, através do roteamento automático de fluxo de processos.
  • Acompanhamento do fluxo decisório
  • Redução dos ciclos dos processos
  • Redução do tempo dos ciclos dos processos
  • Otimizar a colaboração entre as diversas áreas internas
  • Mapeamento de fluxo decisório, com papéis pré-programados entre as áreas que executam os processos.
  • Permitir a análise de dados internos e externos, combinando os ambientes de intranet e de internet, entregando uma análise de cenário mais completa para apoio ao processo decisório.
  • Permitir a análise de dados internos e externos, combinando os ambientes de intranet e de internet, entregando uma análise de cenário mais completa para apoio ao processo decisório.
  • Permitir a análise de dados internos e externos, combinando os ambientes de intranet e de internet, entregando uma análise de cenário mais completa para apoio ao processo decisório.
  • Otimização do fluxo de informações, agilizando o processo de tomada de decisão

    Atualização e sincronização automática de dados

  • Importação automática de dados
  • Atualização automática de status ou tramitações externas, em que os dados externos vinculados aos registros internos são atualizados
  • Sincronização automática de dados com bases externas (CD, SF, IBGE, TSE, Palácio do Planalto, edens, etc)

Redução de esforços para os colaboradores internos

  • Softwares de extrema simplicidade de uso, com interfaces amigáveis e rotinas intuitivas
  • Geração automática de documentos padronizados, como memorandos, minutas, ofícios de encaminhamento, gerando imediata redução de esforço de trabalho dos usuários
  • Redução de rotinas manuais e repetitivas, substituindo-as por processos automatizados

Maxminização dos procedimentos e recursos exitentes

  • Redução e simplificação dos ciclos de processos
  • Minimização de esforços entre colaboradores, identificando e eliminando re-trabalhos através da centralização e do compartilhamento controlado de dados
  • Automatização e padronização de rotinas e processos para incrementar eficiência
  • Processos de fluxo de aprovação
  • Integração de processos entre várias áreas internas
  • Incremento da eficiência organizacional através da eliminação de redundância de tarefas e de processos dúbios ou antagônicos
  • Incrementa o nível de produtividade dos colaboradores através da racionalização de ciclos de processos
  • Substitui atividades e interfaces manuais por processos automatizados

Mitigação de falhas e fraquezas internas

  • Combate a pulverização e a dispersão de dados relevantes que são mantidos em mídias díspares ou em equipamentos individuais.
  • Identifica vazamentos de esforços, buscando economia de tempo e recursos
  • Permite o mapeamento de procedimentos inócuos
  • Identifica de forma automática ocorrências de fluxos inócuos como duplicitade de solicitações, registros tramitando para ator inadimplente

Aprimoramento dos controles operacionais

  • Promove melhor controle e acompanhamento através da unificação de dados
  • Extrai e integra dados de múltiplas fontes, inclusive do ambiente externo, aglutinando-os para processamentos em lotes

Agilização da comunicação entre tomadores de decisão

  • Melhorar o fluxo de informações entre os distintos departamentos

Aprimoramento de processos decisõrios

  • Automação de fluxos aprovacionais, com acompanhamentos por parte dos gestores e dos responsáveis pela execução.
  • Acompanhamento do fluxo decisório, inclusive com rotinas que permitem o roteamento automático de fluxo de processos
  • Busca constante pela redução dos procedimentos internos, através da otimização da colaboração entre as diversas áreas internas
  • Implementa mapeamento do fluxo decisório, com papéis pré-programados entre as áreas que executam os processos.
  • Incrementa a integração entre componentes tecnológicos de suporte ao processo decisório
  • Otimização do fluxo de informações, com ênfase em informações agregadas que agilizam o processo de tomada de decisão

Conhecimento profundo dos atores externos

  • Permite a geração automatizada de fichas individuais para cada ator, com histórico de todo o seu relacionamento institucional
  • Consolida na ficha de cada ator todos os registros atendidos e pendências
  • Possibilita melhor contabilização de resultados
  • Permite análise comportamental de atores por grupos, por exemplo por funções ou cargos, por estado, por sexo, por grau de instrução
  • Minimiza tempo de solução e resposta aos interessados
  • Gerenciar todos os contatos realizados com atores externos (políticos, parceiros, stakeholders, fornecedores, empregados, imprensa, sociedade civil)
  • Identifica e define o perfil dos melhores e dos piores atores
  • Permite análise de atores segundo sua importância para a instituição, classificando os atores mais valiosos para a instituição, atores de maior potencial, atores com balanço de relacionamento negativo e atores sem expressão
  • Implementa cultura de gerenciamento de relacionamento buscando melhor interação da instituição com cada ator externo relevante

Rastreamento de permeabilidade entre assuntos

  • Extrato com histórico para cada tipo de registro
  • Controle do interrelacionamento entre documentos ou ocorrências
  • Rotinas de exploração e análise de dados em diferentes sistemas buscando identificar suas correlações e tendências.
  • Visualização da linha do tempo da evolução de um registro, destacando o interrelacionamento entre assuntos

Controle de prazos e tarefas

  • Prazos e tarefas controlados com a geração dinâmica de alertas e notificações, via o próprio sistema, email ou sms, aos responsáveis e aos gestores
  • Emissão prévia de alertas automáticos de prazos
  • Geração automática de notificações
  • Definição automatizada de prazos nos ciclos dos processos, que interage com o controle integrado de pendências e tarefas

Incremento do conhecimento institucional

  • Identificação de responsáveis pelos erros
  • Diagnóstico das falhas e ajustes nos processos para evitar novos incidentes
  • Mapeamento de erros, que documentados, evitam novas ocorrências
  • Permitir a análise de dados contextualizados
  • Fornecer mecanismos para associação entre relações de causa e efeito

Fronteira internet e intranet

  • Integração com internet
  • Conexão de dados externos para os registros internos
  • Permite a análise de dados internos e externos, combinando os ambientes de intranet e de internet, entregando uma análise de cenário mais completa para apoio ao processo decisório.

Maximização da organização de dados

  • Permite a classificação dos dados segundo o impacto e a urgência para a instituição
  • Permite o controle de priorização dos dados
  • Implementa o controle de visibilidade dos dados, definindo quais áreas ou pessoas têm acesso.
  • Incrementa a confiabilidade e a disponibilidade da informação
  • Priorizar a qualidade dos dados em detrimento da quantidade, com foco na geração de informações relevantes
  • Fluxos e controle de armazenamento de dados, com classificação automática por temas e indexação de forma assistida
  • Roteamento automático de fluxo de dados
  • Permite a administração dos dados centrais por gestores específicos e escalona o controle dos dados de cada área para gestores locais
  • Tratamento, classificação, gerenciamento e monitoramento de imagens

Profissionalismo na recuperação de dados

  • Intensa utilização de infográficos com interfaces que permitem a interação dos usuários para geração de subconsultas
  • Utilização de consultas ad hoc, que permitem a construção de listagens interligando os dados disponíveis conforme necessidade específicas de momento
  • Criação dinâmica de relatórios, onde o usuário define livremente os dados que deseja analisar. Defini, ainda, o formato de saída desses dados
  • Relatórios pré-definidos
  • Gerador de consultas

Gestão de crise

  • Permite a centralização do monitoramento de ações de múltiplas áreas para mitigar eventuais crises
  • Permite completa rastreabilidade de transações, como inclusões, alterações, consultas, geração de relatórios, logins e visualizações de dados em relação a um registro ou ocorrência especifico
  • Organiza a reatividade em face a problemas específicos, melhorando o monitoramento da situação, gerando respostas ágeis
  • Identificação de responsáveis pelos erros e/ou falhas
  • Diagnóstico das falhas e ajustes nos processos para evitar novos incidentes

Segurança

  • Single sign-on, onde com apenas um login o usuário tem acesso a múltiplos módulos e funções.
  • Múltiplos níveis de segurança integrados (rede, banco de dados e segurança interna do sistema)
  • Monitoramento de acessos, com controle de LOG
  • Rotinas de gravação de dados criptografados
  • Controle de visibilidade de dados públicos, restritos, reservados e sigilosos.
  • Monitoramento de visibilidade por fase dos registros
  • Controle de permissões e de restrições de acesso
  • Acesso a funcionalidades por perfil
  • Visibilidade de registros por domínios

Arquitetura de implementação

  • Banco de dados único
  • Núcleo centralizado com cadastros de pessoas físicas, pessoas jurídicas e políticos
  • Estrutura organizacional configurada no sistema, bem como todos os colaboradores internos
  • Simplificação na administração dos dados. Com uma base centralizada, o monitoramento, os backups e a manutenção ficam menos complexas
  • Unicidade de dados. Cada registro gravado apenas uma vez

Aspectos de tecnologia

  • Solução ajustável aos padrões tecnológicos internos do cliente. O software é entregue customizado para as necessidades específicas do cliente.
  • Cliente tem acesso a toda inteligência e arquitetura do software
  • Flexibilidade e maleabilidade para novos incrementos tecnológicos
  • Plataforma tecnológica flexivel para expansões futuras, com adaptabilidade para mudanças de processos
  • Apresenta escalabilidade, podendo ser instalado em um departamento, uma diretoria ou em toda a instituição;
  • Opções de banco de dados: DB2, Oracle, SqlServer
  • Opções de desenvolvimento incluem Java, .Net, PHP, Python, JavaScript (Node.js), entre outras tecnologias modernas.
  • Opções de acesso: Windows, iOS e Android.
  • Formas de acesso: Desktop, tablet ou smartphone

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